Lugares & Paladares

As 25 melhores praias do mundo!

Por Alexandre Massoti – 28/Oct/2015



Eu tenho uma relação de amor e ódio com "listas". Elas servem muito bem para um referencial, mas desde que sejam olhadas com cautela, pois nunca se sabe como e por quem foi feita a "eleição" dos supostos vencedores. Às vezes tem fatores financeiros que influenciam no resultado, ou quem vota não entende tão bem do assunto. Enfim, são muitas variáveis, por isso eu analiso todas elas friamente e dou meus pitacos.

Na mais recente lista publicada pelo maior site colaborativo de turismo no mundo, o TripAdvisor, existem verdadeiras barbadas e outros concorrentes não-dignos de estarem ali. Trata-se das 25 melhores praias do mundo. Eu não consigo nem imaginar o total de praias no nosso planetinha, mas vamos fazer uma análise rasa do resultado, apenas para efeito de ter um assunto bacana e desmistificar outras coisas.

Em primeiríssimo lugar, e na minha humilde opinião, muito merecida, esta a Baia do Sancho, em Fernando de Noronha. Palmas, uivos, gritos e assovios. Tanto meu lado nacionalista como o racional concordam com a medalha de ouro. É simplesmente um dos lugares mais lindos que fui na vida. Todos, mas absolutamente todos os brasileiros deveriam ter o direito de (ou pelo menos um subsídio para) conhecer Noronha.

Logo abaixo nas próximas nove posições temos vários concorrentes de peso: Turks e Caicos, que é um arquipélago elegantíssimo e lindo no Caribe, Itália, Cuba, Ilhas Baleares (espanholas, no Mediterrâneo),Ilhas Seychelles (sonho de consumo de qualquer casal em lua de mel),Boracai (na distante e misteriosa Filipinas), Porto Rico (e dá-lhe Caribe), Austrália e Elafonissi, na sempre presente Grécia. Como eu disse antes, belíssimas dicas para as próximas viagens não?

Continuando a lista que o negócio começa a ficar "estranho". E eu sei que meus comentários podem dar pano pra manga, mas estamos aqui pra isso. Eis que surge uma praia da África do Sul, e com certeza não é a
mais bonita do país. Eu classificaria como simplona, perto de tantas outras que poderiam estar nessa posição. Rodando um pouco mais, aparece uma pérola no Reino Unido (???) chamada Woolacombe. Podem dar um Google, não é feia, mas pra dizer o mínimo, QUALQUER outra praia de Noronha bate essa fácil, com um pé nas costas. Lembrando que os votantes dessa lista são "viajantes", pessoas supostamente imparciais.

E pra "piorar" aparece uma praia Tailandesa só 5 posições abaixo! Turquia, com a praia de Iztuzu fecha a lista de aberrações. Vou repetir, não são lugares feios, mas Bali, Ilhas Mauricio, Ilhas Maldivas, França e até Portugal, pra falar algumas, tem praias que dão de lavada nessas que eu citei.

Mas, sendo bem repetitivo, vamos usar essa compilação para ter ideias, colocar fotos na tela de descanso do computador (ou celular) e sonhar acordado. A maioria das que estão ali merecem seu lugar. Dando um último destaque para as sensacionais: Tulum no México (sem patriotada hein!), Eagle Beach em Aruba e Los Roques na Venezuela.

Prestem atenção numa coisa importante: perceberam como tem MUITAS dessas beldades BEM perto da gente? Aliás, temos que celebrar nossa medalha de ouro!