Lugares & Paladares

As badaladas praias de Florianópolis

Por Alexandre Massoti – 08/Dec/2015



Já faz um tempo que escrevo por aqui, algumas cidades que gosto muito foram esmiuçadas mais de uma vez e quando percebo que esqueci de alguma importante, fico bem chateado. Hoje foi um desses dias. COMO que eu pude deixar Florianópolis escapar dos meus artigos de turismo no Brasil. Espero que não seja a idade e nem falha de conexão entre meus neurônios.

O que fazer em Florianópolis? Uma capital simpática, divertida, relativamente barata, a menos de uma hora de avião de distância, as praias de Florianópolis são lindas. Confesso que minha lembrança afetiva de lá é forte. Quando a gente é moleque, da pra encarar os 730 kilometros de carro e ainda se divertir. Hoje, se houver escolha, vou voando (no sentido literal e figurado!). Não é à toa que Florianópolis já foi eleita, a cidade mais dinâmica do Brasil, melhor lugar para se morar, tem o maior IDH das capitais brasileiras, enfim, praticamente um paraíso urbano/praiano. Os caiçaras da ilha devem viver mais de cem anos com certeza.

A cidade é basicamente dividida em sua parte continental, que quase ninguém conhece, e a ilha principal, que se chama Ilha de Santa Catarina. É na ilha que ficam as "trocentas" praias (mais de 100 de acordo com o ultimo estudo) e inclusive o aeroporto de Florianópolis.

Complicado é escolher onde ficar, com tantas opções. Vou tentar com muito esforço dar uma pincelada nas regiões mais bacanas para conhecer e/ou ficar:
Santo Antonio de Lisboa: é uma das regiões mais antigas da ilha, e a gente percebe bem a influência açoriana nas casas coloridas e muito bem preservadas. Os restaurantes dessa parte da cidade são dos mais festejados e sensacionais que existem. Eu passei uma tarde no Marisqueira Sintra, que tem um deck debruçado no mar e serve comida portuguesa de lamber os beiços.

Lagoa da Conceição: fica no MEIO da ilha, e se você for visitar várias praias, vai passar algumas vezes por ali. É um dos points mais concorridos de Floripa, com muitos bares e restaurantes, e uma vista lindíssima da Lagoa. Há opções de comer a "sequencia" de camarões (o nosso famoso rodízio) por preços aceitáveis ou provar as famosas e enormes ostras locais. Eu sempre passo mal de tanto comer.

Praia de Canasvieiras: onde fica grande concentração de hoteis, bem na ponta norte, e tem uma boa estrutura de supermercados, restaurantes e lojinhas. Ficando aqui, vale pensar em alugar um carro. Fica a 33 kilometros do aeroporto de Florianópolis e mais uns 20 até a ponta sul da ilha. O hotel Palace Praia tem uma piscina de borda infinita de frente pro mar e quartos muito confortáveis.

Praia Mole e Praia da Joaquina: lotam no verão. São legais pra quem quer ficar na muvuca, mas tem que chegar cedo pra garantir literalmente seu lugar ao sol. Os bares servem porções deliciosas e alguns até exageram no volume do som. As duas praias sediam etapas de campeonatos de surfe, por isso o público é um pouco mais jovem e bem animado!

Quantas cidades do Brasil vocês conhecem, que de tão descoladas, são muito mais conhecidas pelo apelido, que pelo nome de verdade? Floripa tem também um dos melhores resorts do Brasil, o Costão do Santinho, que fica no norte, perto da praia dos Ingleses.

Mas quero saber, já arrumou as malas para ir para Floripa? Aproveite o Pacote de Dia dos Pais com tudo incluso para o Costão do Santinho Resort & Spa.