Lugares & Paladares

É hora de pensar no Réveillon!

Por Alexandre Massoti – 12/Aug/2015



Você nem piscou os olhos e mais da metade do ano de 2015 passou. E passou voando! Depois de passar um dia dos pais reunido com a família, me acabando em pratos alternados de risoto de bacalhau, salada de batatas trufadas, feijoada com couve, bolo cuca, bolo de limão, pudim de leite condensado, sorvetes de pistache e baunilha e pão-de-ló recheado com calda de frutas vermelhas (UFA!), só me resta sugerir ao meu fiel leitor que comece a pensar no réveillon. Não tem nada e ver uma coisa com a outra, mas já que esta coluna fala de viagens e comida, eu precisava compartilhar o extenso menu do almoço de hoje.

Voltando então, agosto já esta na metade e por vários motivos vale a pena já resolver onde vai pular as sete ondinhas ou estourar seu espumante em grande estilo. Por exemplo, para garantir lugar, óbvio. Se deixa pra última hora sempre corre o risco de não ter mais aquele hotel sonhado ou o voo estar totalmente lotado. Sim, existe uma crise econômica batendo à nossa porta, e sim, os voos do réveillon saem SEMPRE lotados, não adianta espernear.

Outro bom motivo é que fechando agora, você garante o câmbio se for uma viagem internacional. O que deixa todos preocupados são esses solavancos que nossa moeda sofre, e pelo menos disso, fechando com antecedência, ficamos livres. Se o dólar baixar mais pra frente? Sorte sua, vai poder levar mais dinheiro pra gastar.

E tem mais, é muito mais tranquilo quando fazemos as coisas com antecedência né? Depois só precisamos nos preocupar com os lugares que vamos visitar na viagem, o que vamos experimentar de gostoso, enfim, planejar o passeio com calma. Tudo o que é feito na correria de última hora tem mais chance de dar “chabu”.

Aproveitando que o euro está em patamares aceitáveis, que tal o réveillon com um pouco de frio, romântico e gastronomicamente intenso? Paris, sempre ela, arrebenta em primeiro lugar nas sugestões, seguida de pertíssimo por Londres, Roma, Barcelona e Lisboa. Todas devidamente retratadas em colunas anteriores aqui. Se puder passar uns 10 a 12 dias fora, o circuito das Capitais Imperiais do leste europeu é um clássico. Praga, Viena e Budapeste, uma brigando de faca com a outra pra ver quem é a mais linda, e de quebra a elegante Bratislava, capital da Eslováquia, a poucos quilômetros desse circuito. Não tem como errar.
Quer ficar no nosso Brasilzão mesmo? A lista de opções é bem grande também, pra você esquecer de tudo nas escaldantes areias do Nordeste. Sua maior preocupação é escolher o sabor da próxima caipirinha, e provavelmente ficar na dúvida entre uma casquinha de siri ou uma porção de lulas empanadas. Recife, Maceió, Fortaleza, Natal e Salvador são as campeãs de pedidos, seguidas por novas joias do litoral como Aquiraz (Ceará) e Tamandaré (Pernambuco). Fernando de Noronha corre por fora, como uma das mais exclusivas (pela capacidade limitada de turistas) e com as praias mais lindas do mundo.
Junte a família, pegue o mapa e uma calculadora e mãos à obra. Não importa o destino, o que importa sempre é VIAJAR!

Dica da Semana:

Pousada Praia dos Carneiros

site: www.pousadapraiadoscarneiros.com.br
porque: fica pé na areia em uma das praias mais lindas de Pernambuco
detalhe: apesar do nome, tem uma piscina de fazer inveja a muitos resorts. GIGANTE!