Lugares & Paladares

Esqueça o valor do dólar e valorize nosso Real!

Por Alexandre Massoti – 16/Dec/2015



O mesmo assunto pode ser abordado de duas maneiras, a pessimista e a otimista (aquela velha história do copo meio cheio). Ao invés de lembrar da taxa do dólar hoje, vamos listar países onde o valoroso Real ainda é um Rocky Balboa.

Vale lembrar que vou falar de lugares turisticamente interessantes. Sem querer ofender nenhum pais ou cultura, eu não indicaria uma viagem a Burkina Faso, mesmo comparando dólar e real, sendo que o real vale uma fortuna por lá. Falemos de destinos bacanas, muito visitados, e que, se a viagem for bem planejada, você consegue fazer um belíssimo passeio sem enforcar suas economias. E agora chega de lero-lero e vamos ao que interessa:

Argentina: nossos hermanos ainda tem um país bem atrativo pro nosso bolso! Além de ser muito perto, basicamente a mesma distância de Salvador, Buenos Aires, como já falei em algumas outras colunas é uma das minhas cidades preferidas. Como não se apaixonar por um lugar que faz as melhores carnes do mundo, tem shows sensacionais de tango, uma livraria a cada esquina, com outra sorveteria ao lado, e doces de leite de arrebentar qualquer dieta?

México: sempre que falamos desse outro hermano nosso, Cancun é a primeira coisa que vem na cabeça. Não sem motivos, só a beleza das praias e hotéis sensacionais já valem a viagem. Mas a terra da tequila e do tabasco tem muito mais coisas pra se ver. O Museu Arqueológico da cidade do México é considerado um dos mais importantes do mundo, alguns dizem, rivalizando até com o Louvre. O sul do país é riquíssimo em cultura, pequeno e fácil de visitar, e uma das minhas culinárias preferidas no mundo.

Africa do Sul: fala a verdade, quem nunca sonhou em fazer um safari? Acordar bem cedo e conseguir o que eles chamam de passeio perfeito, quando da pra ver os Big Five (leão, elefante, bufalo, leopardo e rinoceronte). E pra completar a viagem, passar alguns dias em Cape Town, que é considerada a São Francisco da Africa. Um cidade litoranea lindíssima, elegante, cheia de excelentes restaurantes e pra quem gosta, vinhos de primeira. E é praticamente a mesma distância de vôo que Miami. Logo ali...

Croácia: ainda precisa de um pouco mais de divulgação, mas é um país encantador. Seu litoral recortado é todo banhado pelo Mar Adriático que tem um azul tão bonito quanto o mediterraneo. Em pouco mais de uma semana de viagem da pra conhecer algumas das principais cidades como Zagreb, Zadar, Split ( o por do sol daqui é INESQUECÍVEL!) e Dubrovnik. O caminho entre uma cidade e outra é cheio de paisagens impressionantes e o Parque Nacional de Plitvice, recheado de lagos e riachos, foi onde eu tirei algumas das fotos mais lindas até hoje.

Isso foi só pra citar alguns, ainda poderia falar do Chile, Uruguai, Colombia, India, Tailândia e até o Nepal. Todos com seus atrativos, suas paisagens e comida típicas e, de acordo com o tema de hoje, esquecendo o valor do dólar, dá pra se divertir bastante com nossa moeda. Mas insisto e até toquei nesse assunto outras vezes, que sem planejamento as coisas ficam mais difíceis.

Verifique quanto é o dólar em reais e o que vale a pena para você.

Corre pro calendário, veja quando é o próximo feriado ou suas próximas ferias e comece a planejar conosco. Veja nossos pacotes de viagens!