Lugares & Paladares

Fortaleza: Remédio infalível para o calor!

Por Alexandre Massoti – 25/Nov/2015



Enquanto começo esse texto, dentro dessa sala que ainda tem ar condicionado, o Sol lá fora castiga forte. Esses últimos dias em nossa terra querida de Jundiaí, os termômetros marcam 30 graus ou mais e eu sinto que eles mentem pra mim, parece que estamos em Dubai, coisa de 50 graus! Ok, exagero um pouco porque devo sentir mais calor que a média das pessoas, mas que dá uma vontade de estar na praia, isso é fato, principalmente nas praias de Fortaleza. A cidade de Fortaleza tem coisas que acho fundamentais: praia na cidade em bom estado pra curtir bastante, uma infinidade de bons restaurantes, com preços excelentes e vários pontos turísticos. Precisa mais?

Quatro curtíssimas horas de vôo nos separam de Fortaleza, dá pra fazer até um bate-volta de final de semana. Tá bom vai, se puder ficar uma semana inteira melhor ainda. Na verdade eu ficaria 20 dias, mas isso já entra no campo dos sonhos.

A maioria dos hotéis em Fortaleza, ficam na região das praias urbanas: praia de Iracema, Meireles e Mucuripe, que basicamente não tem separação geográfica entre elas. Um deles que eu achei muito bom é o Gran Marquise. Frente mar, pinta de hotel executivo, mas atendimento de caiçaras pra lá de simpáticos. Tem uma piscina no último andar que te deixa tonto, não pela altura, mas pelo visual que é lindo! O café da manhã segue a cartilha dos bons hotéis nordestinos: vários tipos de pães e bolos, muitos tipos de frutas e cereais e o cozinheiro fazendo as tapiocas ao gosto do freguês. Juro, sempre tenho que me segurar nessa hora, seria capaz de comer umas dez, todas recheadíssimas.

A passos de distância desse hotel tem três "atrações" imperdíveis:

  • Feirinha da Beira-Mar, que fica no calçadão da praia do Meireles, com trocentas barraquinhas vendendo tudo o que você pode imaginar. Sacos e sacos de castanha de caju gigantes, diversos tipos de licores com seus nomes impronunciáveis, artesanato, roupas, brinquedos, etc. Desafio alguém a passar por lá e sair de mãos abanando. Fica a dica pra pesquisar bem o que vai comprar. Se o vestidinho de renda estiver muito barato, desconfie, olhe a etiqueta e procure um "made in China", já aconteceu comigo. Os artigos originais das rendeiras são um pouco mais caros, mas vale muito a pena.
    Mas para quem gosta de passear no shopping, a cidade tem o Shopping Iguatemi Fortaleza.

  • Restaurante Coco Bambu, um fenômeno que nasceu em Fortaleza e já tem treze unidades, sendo quatro aqui em São Paulo. O lugar é gigante bem na frente da praia, uma decoração "animada", todo de madeira e vidro e um exército de garçons que não se trombam por um triz e trazem seu prato antes de você acabar o pedido. Os pratos são MUITO bem servidos (vindo de mim, podem apostar que vão comer bastante) e os preços bem honestos. O prato "Camarões Iracema" dá vontade de mergulhar dentro, de tão cheiroso e farto. A sobremesa vou deixar para o próximo parágrafo.

  • Sorveteria 50 sabores: você acaba de se empanturrar de camarões, tem espaço ainda? Pra um sorvete, SEMPRE tem! Há 40 anos que essa sorveteria faz a alegria de cearenses e turistas, com uma variedade gigante no cardápio (mais de cinquenta com certeza). Pode pedir o de tapioca que não tem erro, ou manda ver um cone misturando "floresta negra" com graviola. Depois disso, pode se preparar pra dormir como um anjo.

Vai resistir às belas praias de Fortaleza e seus sabores? Esperamos seu contato para curtir essa maravilhosa capital.

massoti@rosamassoti.com.br
Fone: 11 3308-3000