Lugares & Paladares

Nice e o garbo e a elegância da Côte D'Azur

Por Alexandre Massoti – 04/Nov/2015



Do país mais visitado do mundo, com a capital mais linda de todas, vem essa cidadezinha fantástica que é Nice. Em número de turistas só perde pra Cidade Luz, e é a quinta maior da França. Fica localizada num dos lugares mais lindos e badalados de nosso planetinha, que é a Côte D'Azur, ou Costa Azul, ou Riviera Francesa (que é tudo a mesma coisa).

Pra vocês terem uma ideia do glamour do lugar, citando apenas alguns vizinhos temos Saint-Tropez, Cannes, Antibes e Monaco.

Mais do que ver um desfile de Ferraris e Lamborghinis, ou trombar com celebridades hollywoodianas, vale a visita, não tenham a menor dúvida disso. E aproveitar uma semana de descanso é o mínimo que eu recomendaria.

Tire da cabeça a ideia de que tudo lá custa os olhos da cara e um pedaço do rim. Há opções de hotéis e restaurantes para todo mundo (ou quase). A alta temporada vai de junho a agosto. Se evitar essas datas pode encontrar pechinchas como pagar menos de 100 dólares o quarto do excelente hotel Mercure Nice. Quartos ótimos, estilinho modernoso, fica na principal localização da cidade, a meia quadra da Promenade des Anglais, quase frente mar. Batendo perna nessa avenida dá pra perder um dia inteiro fácil fácil. A praia não é como a nossa, de
areia fofinha, mas pode se preparar pra ver um dos azuis mais lindos que você já viu em um mar na sua vida.

Passear pelo centro histórico, chamado de Vieux Nice, é uma viagem no tempo. Ruelas estreitas, janelões de madeira abertos com aquele cheiro de pão saindo, roupas penduradas como em um desenho animado, dá vontade de parar em todos os cafés e padarias e provar de tudo! Passe na Catedral de Sainte-Reparate e fique bobo de ver tantos detalhes, vitrais e estátuas maravilhosos. Depois ande alguns metros até o modesto restaurante Le Choucas. Experimentei ali uma das melhores saladas niçoise da vida (essa mesmo, que vem com ovo, atum, cebola,
pimentão, anchova e vagem).

Falando na região, a 33 quilômetros de Nice esta Cannes. O festival de cinema é a primeira coisa que vem na nossa cabeça quando lemos esse nome, mas há muito mais! Pode se preparar para estender sua canga, porque a praia é de areia, bem disputada por isso mesmo, mas maravilhosa. Mais uma bela avenida pra você passear é a Boulevard de la Croisette. Outras tantas lojinhas, mercados e restaurantes. Quer economizar um pouco e fazer um tira-gosto bem francês? Compre uma garrafa de vinho de 5 euros, dois ou três pedaços de queijo (duro vai ser escolher qual) e uma baguete. Um convescote inesquecível!

E por último, pelo menos aqui nesse texto, Mônaco. Vinte quilômetros separam Nice de um dos lugares mais elegantes e classudos do mundo.

Parece que borrifaram Chanel n. 5 na cidade toda, e que as pessoas comem caviar no café da manhã (algumas comem sim). As atrações são lindíssimas também. Dar um pulo no cassino, nem que seja só pra conhecer, que é um verdadeiro palácio; ver os barcos entrando e saindo do porto (vai por mim que é bacana!); Catedral de São Nicolas e os Jardins Japoneses. O único perigo é você dar de cara com o Galvão Bueno... Alô Amigos... Não se preocupe, vai ter coisas bem mais interessantes te chamando a atenção!