Lugares & Paladares

Rio de Janeiro: Surpresas Gastronômicas

Por Alexandre Massoti – 06/Apr/2016



Como é bom quando somos surpreendidos de uma maneira arrebatadora! Ainda mais uma surpresa gastronômica, que você não tinha a menor expectativa, e sai feliz da vida. Feliz não, em êxtase.

Fomos para o Rio de Janeiro este último final de semana (já cansei de falar como eu adoro essa cidade, uma das mais lindas do mundo em minha modesta opinião). Pegamos aquele vôo cansado da TAM, serviço de bordo magrinho, entretenimento mais raquitico ainda. O atendimento é sempre impecável pelo menos. E sou fã daquelas balas que arrancam obturações.

Chegamos no Rio de Janeiro bem no dia da manifestação dos taxistas contra o Uber... Pai amado, o transito estava "especial" pra não usar uma palavra mais feia. A primeira surpresa, e essa foi de cunho pessoal, eu admito, foi no apartamento que ficamos. Nossa amiga, que sempre nos hospeda lá como se fossemos família (ou melhor ainda), se desculpou porque no quarto de visitas ainda não tinha uma cama, apenas colchonete, mas pra compensar ela colocou TV e AR CONDICIONADO!! Abençoada seja minha Chapa, quanta alegria!

No dia seguinte estava combinado de irmos à praia da Barra, lugar que não visitava há seculos. Tive que ajustar meu relógio por causa do fuso horário, é uma viagem. Mas vale a pena. A praia estava bem tranquila e pasmem, a água QUENTINHA. Viva, o Rio de Janeiro!

Mas o melhor vem agora. A ida até lá foi pra ficar na barraca de um amigo de amigo, chamada "Atlantico Rio", bem no comecinho da Barra. Postei até uma foto no meu instagram (@massoti) do "bar" que eles tinham. Todo ajeitado, pendurado numa amendoeira com cordas e roldanas, e duas super tábuas segurando aquele mundaréu de bebidas. Pra vocês terem uma ideia do naipe do lugar, o Gim que eles usavam nos drinks era feito pelos próprio donos, incrível.

A árvore ainda nos brindava com uma sombra deliciosa que não me deixou sair nem pra ir ao banheiro. Com o cardápio nas mãos, começamos a farandula! Tudo, mas absolutamente TUDO o que comemos nesse dia estava memorável. De início uma lula na chapa acompanhada de tomate e tapenade. Perfeita. A cavaquinha que veio depois estava sensacional, nunca tinha experimentado e me atrevo a dizer que não deve nada pra lagosta. Em seguida uma pratada de mariscos na concha com um caldo fenomenal, uma "bomba de camarão" (salgado frito, sequinho e gigante, recheado de camarões carnudos), e sardinha confitada (sou tarado por esse bendito peixe, desde o tempo que minha avó fazia frito e empanado). Tive que comer com os pés, porque com as mãos eu estava aplaudindo.

Depois descobrimos que o dono da barraca é dono do bar Floreria Atlantico, em Buenos Aires, que esta entre os 50 melhores bares do MUNDO. Ahhhh, então está tudo explicado!

Quer ir para o Rio de Janeiro ou viajar para outros belos lugares do Brasil? Entre em contato com a gente!

(11) 3308-3000
massoti@rosamassoti.com.br

Dica da Semana:
Restaurante Pomodorino - Rio de Janeiro
site: www.ristorantepomodorino.com.br
porque: um dos melhores custo-beneficio da cidade, a comida é simplesmente formidável
prato: um espagueti de massa fresca com frutos do mar. Peçam, depois me agradeçam pela dica...